O Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Itapirapuã, Michel Ferreira do Nascimento, o jornalista Nilson Almir, o articulista cultural, Izay da Silva e o projetista cultural, Antonio Luiz Júnior realizaram reunião para articulação de projeto para captação de recursos e parcerias para a realização do 27º Rally de Bóias de Itapirapuã, quinta-feira, 05/05.
Na reunião que aconteceu no estúdio da Web TV CNA – Canal Notícias Araguaia, em Jussara, foi debatido a formatação do projeto para captação de parcerias para a retomada com a realização da 27ª edição do evento que é tradicional em Itapirapuã. Durante a pandemia do covid-19 o evento este suspenso, mas deve retornar, mesmo sem data definida ainda para tanto.
Nilson Almir que é o criador do evento, juntamente com Rondon Kairo, que foi o idealizador, fez relato do evento, desde a sua criação em 1993 até a última edição realizada em 2019. “A preservação ambiental foi a motivação principal para a realização do Rally de Bóias em 1993, mas o sucesso do evento garantiu a sua sobrevivência por duas décadas e meia”, destacou Nilson.
O Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Itapirapuã, Michel Ferreira do Nascimento, que articulou a reunião, garantiu a parceria da prefeitura, com aval do prefeito Erivaldo Alexandre, para a realização do 27º Rally de Bóias que sempre acontece no feriado de Corpus Christi. “A pandemia do covid-19 não permitiu ainda a realização do evento na data tradicional em 2022, mas existe a possibilidade de acontecer até o final do ano, caso haja legalidade no período ou pós-período eleitoral”.
O projetista cultural Antonio Luiz Júnior parabenizou pela riqueza do evento tradicional em Itapirapuã, em especial pela abordagem da temática ambiental com foco na preservação do manancial do Rio Itapirapuã, e também pela sua tradição e repercussão regional, estadual e nacional.
“De agora em diante novos passos serão dados para a viabilização do projeto de realização do 27º Rally de Bóias de Itapirapuã”, disse Nilson Almir, que agradeceu ao prefeito Erivaldo Alexandre e ao secretário de meio ambiente e turismo, Michel Nascimento, pelo “ponta pé” inicial que aconteceu. “Nesta fase, por enquanto tratou-se apenas de possível formatação de projeto para captação de recursos e parcerias, a fase da mobilização da comissão e equipes organizadoras para realização do evento serão efetivadas posteriormente”.