O nome “carnaval”, a partir da palavra latina “carne vale“ isto é, “adeus, carne” ou “despedida da carne” significa que, nesta festa, o consumo de carne era considerado lícito pela última vez antes dos dias de jejum quaresmal. Outros estudiosos recorrem à expressão “carnem levare“, ou seja, suspender ou retirar a carne.
Entre os gregos e romanos, costumava-se fazer um cortejo com uma nave, dedicado ao deus Dionísio ou Baco, festa que chamavam em latim de currus navalis, cujo significado, em português, é nave carruagem, de onde teria vindo a forma carnavale.
FESTIVIDADES CARNAVALESCAS
As festividades carnavalescas parecem ter gerado abusos estimulados com o uso de máscaras, fantasias, cortejos, peças de teatro entre outros. As religiões ditas “de mistérios”, provenientes do Oriente, muito difusas no Império Romano, concorreram para o fomento das festividades carnavalescas.
Como essas demonstrações de alegria, tornaram-se subversivas da ordem pública, o Senado Romano, no século II a.C., resolveu combater os bacanais e seus adeptos foram acusados de graves ofensas contra a moralidade e contra o Estado.
O Programa Cartas na Mesa é apresentado na WEB TV CNA-Canal Notícias Araguaia com apresentação do Jornalista Nilson Almir que entrevistou o convidado, o advogado Dr. Eudes Carneiro, mestre em ciência da religião, psicanalista e teólogo que respondeu aos questionamentos: O QUE É O CARNAVAL, DO PONTO DE VISTA TEOLÓGICO? EXISTE RELAÇÃO ENTRE O CARNAVAL E O CRISTIANISMO? COMO AS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS LIDAM COM O CARNAVAL?
O Programa Cartas na Mesa é gravado, editado e postado nos sites:
https://www.canalnoticiasaraguaia.com/
https://www.facebook.com/canalnoticiasdoaraguaia
https://www.instagram.com/nilsonalmir/
https://www.youtube.com/@CANALNOTICIASARAGUAIA
*Fonte: https://formacao.cancaonova.com/ FELIPE AQUINO - Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas.