Uma palestra para alunos da rede estadual no Auditório Geraldo Bontempo marcou a Campanha de Combate à Gravidez na Adolescência em Jussara pelo médico, Dr. Lázaro Braga, terça-feira, 28/02.
O evento organizado pela Secretaria de Assistência Social/Cras contou com parceria da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e participação de alunos do CEPI Dom Bosco, Colégio Militar CPMG-GO, Colégio Estadual Jandira Ponciano e Colégio Estadual Gercina Caiado.
O palestrante, Dr. Lázaro Braga, falou sobre os fatores que aumentam os riscos da gestação na adolescência, expôs números que mostram taxa de gestação na adolescência no Brasil, riscos para a mãe adolescente e para o filho recém-nascido, e prevenção da gravidez na adolescência.
A secretária de saúde Jussara, Eliane Rebouças, secretária de educação, Kelly Cristina (que representou a prefeita Idali Bontempo), o presidente da Câmara, Adenilson Parente, o vereador Chiquinho da Nova Jussara, e a professora Aurizete Olinda Lessa Nunes (que representou a secretária de Assistência Social, Maria Silvana), e a coordenadora do Cras, Sueide Rosa, enalteceram o evento realizado para conscientização da importância da prevenção da gravidez na adolescência. Presentes ainda representantes do Conselho Tutelar, a presidente Jaqueline Spagnol e a conselheira Irene Oliveira, do Dpto. De Cultura, Nilva Barros, da Polícia Militar, de todos os equipamentos da secretaria de assistência social, professores, e alunos adolescentes.
PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA:
De acordo com a Associação Médica Brasileira, um dos mais importantes fatores de prevenção à gravidez na adolescência é a educação. Educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo/a outro/a, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/HIV, a defesa contra violência sexual incestuosa, bem como outras violências e abusos.