A Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria de Assistência Social/CRAS, realizou Caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com participação de secretarias municipais, escolas da rede municipal e da rede estadual de ensino, na Avenida José Bonifácio, saindo do pátio do Posto Brasília 2 até a Praça da Matriz, quinta-feira, 18/05.
Durante a caminhada, o carro de som divulgava a importância do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizadores distribuíram panfletos alusivos à campanha.
A psicóloga, Drª. Anna Olympia, palestrou no encerramento da caminhada sobre a importância “de denunciar qualquer situação suspeita de abuso ou exploração sexual de crianças e de adolescentes”.
A secretária de assistência social, Maria Silvana, agradeceu ao todos pela caminhada realizada, “os objetivos foram alcançados, estamos fazendo o nosso alerta em defesa das crianças, queremos que essa mensagem se espalhe e que haja conscientização da necessidade de cada um fazer a sua parte para combater Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.”
A prefeita Idali Bontempo parabenizou aos organizadores e participantes da caminhada. “Ninguém tem o direito de abusar de uma criança, porque é covardia, é maldade. Esse monstro ou essa pessoa que faz isso com criança às vezes está dentro da nossa casa, são pessoas que amamos, mas que não conhecemos. Então fica esse alerta, no dia 18 de maio e em todos os dias, denunciar qualquer situação suspeita. É nosso dever e de todos proteger nossas crianças!”
Participaram da caminhada, a secretária de assistência social, Maria Silvana, o secretário de educação, Dr. Marcos Guimarães, a secretária da saúde, Eliane Rebouças, o secretário administrativo, Fabiano Ribeiro, o secretário de agricultura, Chico Rubião, a procuradora do Município, Dr. Vanessa Bontempo, os vereadores, Cloves do Militão, Dênis Costa, e Thiago Carvalhaes, diretores, gestores, professores e alunos de escolas municipais e estaduais, equipe do CRAS e do CCI Geni Bontempo.
18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.