O decreto nº 275/2021 publicado pela Prefeitura de Jussara na sexta-feira, 13/08, liberou o funcionamento de restaurantes, padarias, pastelarias, lanchonetes, açaiterias, sanduicherias, bares, jantinhas e congêneres, a partir de sábado, 14/08, com manutenção de mesas e cadeiras até 50% da capacidade presencial no estabelecimento, respeitando o distanciamento, normas e demarcações da vigilância sanitária. Antes as atividades funcionavam na modalidade de entrega a domicílio ou pegue e leve.
Demais atividades comerciais continuam como antes, todas funcionando de acordo com protocolos estabelecidos anteriormente.
Entre as principais alterações também a liberação para a realização dos leilões presencialmente, mas com medidas sanitárias preventivas ao covid-19. As feiras livres são liberadas. A rede municipal de ensino continua sem aulas presenciais, só com aulas na modalidade virtual até 29/08, já o retorno das aulas presenciais na rede estadual fica liberado.
Está autorizado o treinamento interno no Estádio Geraldão, com portão fechado e sem a presença de público, para a equipe do Tupy, categoria sub-20 que se prepara para o Campeonato Goiano de Futebol previsto para iniciar em 11 de setembro. As distribuidoras de bebidas continuam com atendimento por meio de entregas, ou pegue e leve, sem consumo no local.
AGOSTO NEGRO
De acordo com o Boletim Coronavírus divulgado pela prefeitura na mesma sexta-feira 13, existem 456 pessoas com covid-19 em Jussara, destes 439 estão isolados em domicílio, 2 internados em UTI, e 15 internados em enfermarias, mas 213 pessoas estão em investigação, suspeitas de contaminação. Os óbitos chegam a 67 desde o início da pandemia, em agosto 10 pessoas já morreram vitimadas pelo covid-19. A taxa de contaminação no mês ainda continua alta.
POPULAÇÃO QUE SE CUIDE
Ante a situação, cabe à população se cuidar, manter o distanciamento social evitando contato com pessoas, que é o principal meio de contaminação. O uso da máscara de proteção facial continua sendo obrigatório, também a correta higienização das mãos.
A taxa de vacinação em Jussara é alta, próxima de 70%, mas inexplicavelmente, o número de contaminado não para de aumentar ocorrendo especialmente entre os não vacinados.