Mesmo com cuidados e esforços redobrados pela equipe do Lar Beneficente Bom Jesus, para prevenção à pandemia do Covid-19 por conta do aumento exponencial nos casos de contaminação em Jussara, 11 dos 38 idosos foram testados positivos para o vírus, também dois servidores. A faixa etária dos idosos é de 60 a 87 anos.
De acordo com a diretora do Lar Beneficente Bom Jesus, Fátima Marangoni, “infelizmente, depois de um ano e meio de pandemia, o covid-19 entrou no asilo”. “Todos os idosos e servidores receberam as duas doses da vacina, eles foram os primeiros a serem vacinados em Jussara por fazerem parte do grupo de risco”, destacou.
Fátima Marangoni explica que por conta do aumento dos casos de covid-19 em Jussara a instituição havia implantado algumas ações preventivas como reforço alimentar com ingestão de mais frutas e legumes e ministração de vitaminas, e outros cuidados junto aos idosos para aumentar a imunidade, e ainda palestras junto aos servidores e exigência de uso de IPIs. Também a realização de exames rotineiros, e acompanhamento médico, “mas mesmo assim alguns foram contaminados”.
TODOS BEM
Felizmente, de acordo com a diretora, todos apresentam quadro de saúde satisfatório sem maior agravamento, e completa que “a Secretaria de Saúde do Município está oferecendo medicamentos e toda a assistência, deslocando médico para atendimento no asilo e disponibilizando ambulância para transporte dos idosos para realização de raio-x no hospital municipal”.
Os dois servidores estão em isolamento domiciliar, os 11 idosos estão isolados no próprio Lar Beneficente. De acordo com a diretora, novos servidores foram contratados, já que foi necessária uma equipe em separado para acompanhar os idosos em isolamento.
ENTENDA O CASO
Primeiro os dois servidores foram positivados no começo da semana passada, e isolados em domicílio. Assim a diretora informou imediatamente à Secretaria de Saúde para testes nos idosos já na terça-feira, 10/08 quando quatro idosos positivaram, mas na sexta-feira, 13/08, numa nova leva de testes, outros sete idosos também testaram positivo, todos estão isolados. Novos testes serão realizados na segunda-feira, 16/08, nos demais idosos e servidores, para monitorar a situação ou identificar possíveis novos casos.
Os familiares dos idosos que estão com covid-19 foram informados acerca da situação, inclusive por meio de boletim diário pela manhã e pela tarde.