A constante queda de energia elétrica na região da Fazenda Areias no distrito de Serra Dourada no município de Fazenda Nova foi o motivo de um manifesto que reuniu dezenas de produtores rurais para reclamar dos prejuízos com perda da produção de leite e outros produtos.
Chamados à reunião, ouvimos as reclamações e conferimos documentos que comprovam as solicitações feitas para solução por parte da ENEL para o problema que afeta uma região inteira do município de Fazenda Nova.
Uma produtora rural exibiu relatório de protocolos de reclamações junto à ENEL com 88 registros. Também foi apresentado pelos produtores cópia de “Abaixo Assinado” com assinaturas de vários moradores, registro de protocolos de reclamações, e ofício do prefeito de Fazenda Nova pedindo providências à ENEL para solução do caso.
Vários produtores rurais se pronunciaram manifestando insatisfação com a falta de energia elétrica. “Temos energia aqui cerca de dez dias ao mês apenas”, reclamaram vários produtores, entre eles o vereador Luiz Aragão.
O produtor Jovem Alves Soares explicou que a causa da queda constante de energia ocorre por conta de árvores localizadas em baixo da rede de transmissão, e que a qualquer vento ou chuva elas danificam a rede provocando a falta de energia. “É preciso que a ENEL faça a devida manutenção com poda das árvores em toda a extensão da rede para solucionar de vez o problema que atinge toda a região”, falou.
O produtor de leite, Sr. Dalmi explicou que não usa mais o tanque de resfriamento de leite nem a ordenhadeira, investimentos que fez e que agora deixaram apenas prejuízos. “Além do prejuízo pelos investimentos que fiz, tenho de percorrer um longo caminho todos os dias até o distrito para levar o leite”, disse.
Já produtora Edicena, que mantém tanque de resfriamento de leite, reclamou que por conta da queda de energia além do próprio prejuízo, tem de reparar a perda dos vizinhos também, já que o seu tanque é compartilhado. Dona Edicema reclamou também da perda na produção de aves, já que as chocadeiras também dependem de energia elétrica.
O Sr. Felix Rodrigues mostrou o perigo na rede de energia na sua propriedade. “A rede não está a 2,8 metros do chão e embrenha na mata em meio às árvores, as cerca às vezes provocam choque elétrico no gado, vivemos tempos de terror aqui”, disse.
O proprietário do Laticínio Serra Dourada, vereador Marcos Brasil, reclamou das quedas de energia. “Só estamos funcionando cerca de dez dias no mês, os prejuízos são grandes para todos os produtores rurais e também para nós, já que ao recolher o leite, os prejuízos são de nossa responsabilidade”.
Os produtores rurais aguardam uma solução definitiva para a situação por parte da ENEL. “Não dá mais para suportarmos essa situação, os prejuízos são incalculáveis, temos direito a energia elétrica de qualidade”.
A Enel emitiu nota de providências:
"A Enel Distribuição Goiás informa que analisará a rede elétrica que atende a região, a fim de identificar as causas das interrupções e programar as ações necessárias o mais breve possível".