O prefeito de Itapirapuã buscou ajuda do Governo de Goiás
para o combate à onda de novos casos de covid-19 registrada na cidade em
novembro.
Na sexta-feira, 26/11, foi coletado material de pacientes positivados e encaminhado ao Laboratório Central/LACEN com o objetivo de identificar a cepa do vírus que circula em Itapirapuã.
O prefeito Erivaldo Alexandre levou a gravidade da situação em Itapirapuã ao governador, e pediu ajuda. “Tanto o governador, quanto o Secretário de saúde do Estado Ismael Alexandrino e a superintendente Fluvia, da SUVISA, se mostraram totalmente solidários e em conjunto já estamos tomando algumas providências”, falou o prefeito explicando que foram disponibilizados kits de testes rápidos, “que reforçarão o estoque da prefeitura”.
O Comitê de Enfrentamento a covid-19 foi reestruturado em reunião que contou com a participação de profissionais da saúde, representantes do comércio e de igrejas.
Outras medidas foram tomadas de forma emergencial como a
suspensão das aulas presenciais na rede municipal e também a proibição da
realização de festas/shows/comemorações/eventos públicos e particulares de
qualquer natureza, e ainda o acesso de veículos ao espaço do Beira Rio, como forma de evitar aglomerações.
Ações como a sanitização do prédio do Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado, instituição diagnosticou vários casos positivos nos últimos dias, foram implementadas. A Sanitização e a desinfecção de ambientes são capazes de auxiliar no combate aos vírus. A mesma ação foi executada na Creche Municipal Divina Aguiar e na Escola Municipal Sebastiana Sardinha da Costa.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 26/11, Itapirapuã, que chegou a zerar os casos de covid-19, tem 166 novos registros, destes, 09 foram positivados no dia. Mas 315 pessoas são suspeitas de contaminação, podem ser positivadas ou não.
Itapirapuã é a única cidade a registrar aumento alarmante de casos de covid-19 no Vale do Araguaia, sequer o distrito do Município que fica a 60 quilômetros registrou aumento significante de novos casos.
As festividades ocorridas na cidade na primeira quinzena de novembro, festa do Hallowen e as comemorações do 63º aniversário de emancipação do Município, todas com grandes aglomerações, podem ter sido as causadoras do aparecimento dos novos casos.