A mobilização para criação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Moda Própria de Jussara e região reuniu representantes de 11 municípios do Vale do Araguaia/Oeste Goiano na Câmara Municipal, segunda-feira, 29/11.
A mobilização feita pela AJUMA (Associação Jussarense da Moda, Artesanato e Assessórios), foi coordenada pela ex-prefeita de Jussara, Tatiana Ranna, com o objetivo de incentivar a criação, interagir e fomentar o desenvolvimento do Polo de Confecções de Jussara e Região.
O projeto em como proposta o fortalecimento do segmento de confeccionistas e faccionistas existentes em Jussara e região, com políticas articuladoras e indutoras de fomento, interação e estruturação, identificando e potencializando a vocação local, agregando valor à produção e à prestação de serviços, integrados às políticas governamentais.
A presidente da AJUMA, Eliz Regina Borete, fez a abertura oficial da mobilização que contou com a presença do Secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás, Joel Sant’Anna Braga, superintendente da Secretaria da Retomada, Raissa Alves Rodrigues, superintendente do SENAI, Dário Queija, presidente Sindvest, José Divino Arruda, coordenadora do Núcleo da Moda do SENAI, Ildeth Dias de Souza, presidente da Federação das Organizações Sociais de Goiás, Maria Joaquina de Jesus, deputado federal Adriano do Baldy e deputado estadual Thiago Albernaz.
Na reunião de criação do APL da Moda Própria de Jussara e Região, a presença de representantes de Jussara, Itapirapuã, Novo Brasil, Fazenda Nova, Montes Claros de Goiás, Diorama, Matrinchã e Santa Fé de Goiás.
A coordenadora da mobilização, Tatiana Ranna lembrou que o evento é uma sequência da ação iniciada com a primeira reunião em 2019, mas suspensa pela pandemia do Covid-19.
Tatiana apresentou a proposta para criação do APL da Moda Própria destacando a importância das parcerias, tanto dos municípios que a integrarão, mas também das instituições governamentais e não governamentais, para a criação do segmento, inicialmente com a capacitação de instrutores/multiplicadores para todos os municípios da região, possibilitando a qualificação de mão de obra especializada que atenda o Polo; a busca de parcerias para implantação de maquinários de costura para profissionalização permanente nos municípios, e, a Implantação do Arranjo Produtivo Local, promovendo a cooperação empresarial, estimulando o empreendedorismo, o crescimento estrutural, entre eles um COTEC, com a aquisição de maquinários para produção em escala, como a AUDACES e, a articulação de fomentos.
O presidente da Câmara de Jussara, vereador Cloves do Militão, falou em nome de todos os vereadores presentes, enaltecendo a proposta que cria o APL de Jussara e Região. “Aqui começa uma das maiores ações para o desenvolvimento de Jussara e de toda a região com geração de renda, empregos e melhoria na qualidade de vida das pessoas”.
A prefeita de Matrinchã, Ivânia Fernandes, que falou em nome de todos os municípios representados, destacou a importância da mobilização mostrando que o Arranjo Produtivo Local é uma ferramenta de interação dos Municípios na região que tem forte aptidão para a implantação da moda própria.
O superintendente do SENAI, Dário Queija, reafirmou parceria com apoio para qualificação da mão de obra especializada para a produção de excelência na qualidade da moda própria como garantia de ingresso no grande mercado da moda.
O presidente Sindvest, José Divino Arruda, disse ser acertada a criação do APL da Moda Própria como ferramenta que vai alavancar o desenvolvimento da região que tem aptidão para tal. “Estamos à disposição para ajudar neste projeto grandioso”.
A superintendente da Secretaria da Retomada, Raissa Alves Rodrigues, trouxe a mensagem de apoio e parceria na criação e fortalecimento do APL de Moda Própria. “A Secretaria da Retomada, representando o Governo de Goiás, caminha junto a esta mobilização para a criação deste importante instrumento de desenvolvimento da região”.
O deputado estadual Thiago Albernaz, que defende e apoia o Terceiro Setor em Goiás, falou com entusiasmo conclamando a todos para ação imediata e concretamente, rumo à implantação do APL da Moda Própria de Jussara e Região, já com a formação das primeiras turmas de cursos de qualificação profissional para o começo de 2022. “A garantia dos recursos, que é a parte mais difícil em qualquer ação, nós já fizemos, agora é hora de todos juntos colocar a ideia em prática”.
O deputado Federal Adriano do Baldy mostrou a força do evento que reuniu instituições como o SENAI, Sindivest, Governo de Goiás (Secretaria da Indústria e Comércio e Secretaria da Retomada), deputado Thiago Albernaz, e os municípios interessados, nesta iniciativa pioneira e forte proposta pela AJUMA sob a coordenação da ex-prefeita Tatiana Ranna que conhece toda a expertise na área das facções e confecções. “Esta é uma ação que vai dar certo e tem o nosso apoio”.
O Secretário da Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel Sant’Anna Braga, relatou formas de apoio já autorizados pelo governador Ronaldo Caiado para fomento da criação de novas confecções com disponibilização de crédito de forma simplificada e imediata. Joel Sant’Ana também garantiu parceria do Governo de Goiás junto ao SENAI para oferta de qualificação de mão de obra. O apoio para a aquisição de maquinário de corte em escala para servir a todos os municípios que integrarão o APL da Moda Própria de Jussara e Região também foi garantido pelo secretário com aval do governador. “Nós da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, somos parceiros desta iniciativa que se junta a outros APLs por todo o Estado e que alavanca o desenvolvimento de forma descentralizada nas regiões e cidades, que é onde estão as pessoas que precisam da nossa atenção”.
Presentes ainda no evento o presidente da Câmara de Matrinchã, Roberto Rivelino, o presidente da Câmara de Novo Brasil, Aparecido Donizete da Silva, e vereador Alexandre, vereadores de Jussara Eliene Arrais, Juesmar Camilo e Rock Lany, vereador de Fazenda Nova, Maycow Douglas, primeira-dama Viviane de Deus Costa e Lima e o vice-prefeito de Diorama, Douglas Garcia, vice-prefeito de Montes Claros de Goiás, Danilo Ferreira de Souza Bernardes, gerente do Banco do Brasil de Jussara, Romeu Rossi, ex-prefeito de Jussara, Jean Carlos, secretário Valério André Vilela Silva, de Santa Fé de Goiás, Bp. Amauri Taveira dos Santos/Igreja Ministério de Oração de Itapirapuã, Pe. Pedro Sirtoli, Diretor do CEPI Dom Bosco, José Railton, Cantor Jonas Mendonça, Contador João Marcos da Silva, empresários confeccionistas.