Os produtores rurais da região da Fazenda Areias no distrito de Serra Dourada no município de Fazenda Nova estão indignados com a constante queda de energia elétrica, o que tem provocado inúmeros prejuízos com perda da produção de leite e outros produtos.
“As reclamações feitas à ENEL não surtem efeitos”, de acordo com um morador da região que mostrou vários registros de protocolos de reclamações. Até o famoso “Abaixo Assinado” com assinaturas de vários moradores foi providenciado. Também foi enviado um ofício do prefeito de Fazenda Nova pedindo providências à ENEL para solução do caso.
Cansados de reclamar, e vivendo diariamente a rotina do desconforto com a falta de energia elétrica, de dois até quatro dias sempre que chove, os moradores partiram para o extremo fazendo a poda de árvores que ficam embaixo da rede elétrica. “É só chover os galhos das árvores que ficam embaixo dos fios provocam a queda de energia”. Qualquer vento ou chuva danificam a rede provocando a falta de energia.
“A ENEL NÃO FAZ O SERVIÇO, NÓS ESTAMOS FAZENDO”.
Mais de vinte homens se apresentaram voluntariamente para a tarefa aproveitando um momento de queda de energia fazendo a poda das árvores ao longo da rede de transmissão. “Aproveitamos um momento sem energia com menos riscos para os trabalhadores e fizemos a poda das árvores, esperamos que isso alivie um pouco o problema que vivemos aqui na região desde o ano passado”, disse um voluntário explicando que as despesas dos serviços foram rateadas entre todos os participantes do mutirão.
Foram tomados os cuidados para a poda somente das árvores com galhos próximos aos fios de energia sem danos ambientais, já que existe a devida licença para a implantação da rede de transmissão.