Passadas as festividades natalinas e de final de ano, a herança indesejável: O aumento nos casos de contaminação pelo covid-19, resultado das aglomerações em eventos festivos ou mesmo em reuniões familiares.
Na região do Vale do Araguaia, no Oeste de Goiás, algumas cidades vivem no começo de 2022, situações semelhantes ao início de 2021, com altas taxas de contaminação. O diferencial positivo, se é que assim podemos dizer, é o fato de não haver internações, os casos são leves e tratados em domicílio mesmo, resultado da cobertura vacinal que diminui a circulação do vírus, bem como maior agravamento da doença.
Esse aumento dos casos coloca a população em alerta, é preciso reforçar os cuidados, evitar aglomerações, fazer o uso da máscara de proteção facial e da higienização das mãos. A pandemia não acabou.
JUSSARA
O Ano Novo começou com aumento nos casos de covid-19 em Jussara conforme mostra o Boletim Coronavírus divulgado no final da tarde de quarta-feira, 05/01, com registro de 26 novos casos positivados. Jussara tem agora 65 casos de pessoas com covid-19 isoladas em domicílio, e outras 119 em investigação com suspeita de contaminação. Não há nenhuma pessoa internada em enfermaria ou UTI.
Há menos de vinte dias os casos de covid-19 em Jussara aproximavam de zero, com vários dias sem registro de nenhum caso.
ITAPIRAPUÃ
Em Itapirapuã a situação ainda é grave, a cidade que chegou
a zerar os casos de covid-19, viveu uma onda crescente na segunda quinzena de
novembro do ano passado registrando mais de 100 casos de contaminados,
conseguiu baixar os números, mas ainda tem 30 casos ativos e 53 casos suspeitos
de contaminação.
JACILÂNDIA
A situação que chama atenção na região ocorre no distrito de Jacilândia, que pertence ao município de Itapirapuã registrando 142 casos positivados, todos nos últimos três dias, 42 na segunda-feira, 34 na terça-feira, e 66 na quarta-feira, existem ainda 35 casos suspeitos em investigação. O distrito é pequeno, na proporção com Jussara, por exemplo, os números são gigantescos.
CIDADE DE GOIÁS
Na Cidade de Goiás as taxas de contaminação dispararam na última semana de dezembro, com o registro de 64 casos entre os dias 27/12 e 31/12. Mas o pior é que o ano de 2022 começou registrando, em menos de uma semana, 98 casos de Covid-19. Foram 11 casos positivos entre 01/01 e 02/01, os últimos três dias marcaram um aumento substancial, com o registro de 15 casos na terça-feira/03, 20 casos na quarta-feira/04, e quinta-feira 05/01 teve um registro assustador de 52 casos. Alguns dos casos positivados ocorreram nos distritos como em Calcilândia, com 18 casos de COVID-19, 10 casos em Águas de São João e 24 do número de casos de hoje ocorreram no centro urbano da cidade.
SANTA FÉ DE GOIÁS
Em Santa Fé de Goiás a situação não parece tão grave quanto os demais municípios, existem 07 casos com covid-19 em tratamento domiciliar, outros 11 casos são suspeitos e estão em monitoramento.
MOZARLÂNDIA
O município de Mozarlândia fechou o ano com 189 casos de contaminação pelo covid-19, em janeiro esse número pulou para 295, conforme Boletim divulgado no dia 05/01.
MONTES CLAROS DE GOIÁS
O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Montes Claros de Goiás mostra 33 casos ativos com covid-19 no Município.