O município de Jussara registra mais de 500 casos de
contaminados por covid-19 nos primeiros 17 dias de janeiro conforme mostra o
Boletim do Coronavírus divulgado na segunda-feira, 17/01.
Os números são expressivos e preocupam a população e as autoridades. No final da semana passada a prefeitura suspendeu a realização de eventos públicos e privados para conter aglomerações.
De acordo com o boletim de hoje, 17/01, Jussara tem 519 pessoas em tratamento domiciliar, 03 estão internadas em UTI e 01 em enfermaria, 20 pessoas receberam altas, mas 50 foram positivadas no dia. Desde o início da pandemia em 2020, 79 pessoas morreram vitimadas pelo covid-19 em Jussara.
Mas a grande preocupação fica por conta do número de pessoas em investigação, aquelas suspeitas de contaminação: 343 pessoas que podem confirmar ou não a contaminação, um indicativo de que os números podem continuar subindo.
ALERTA
Desde o início da pandemia em 2020, foi no final de julho de 2021 que o município de Jussara registrou números parecidos ultrapassando a marca dos 500 casos. À época o cenário era bem diferente, já que a cobertura vacinal ainda era pequena, por outro lado o número de internados bastante alto.
Mesmo com números alarmantes registrados agora nos primeiros dias de 2022, a alta cobertura vacinal reflete no número de pessoas internadas em enfermarias ou UTIs que são pequenos, mas não deixam de preocupar a população, afinal, mesmo com o tratamento domiciliar, o sofrimento dos pacientes contaminados pela doença é grande conforme relatos.
Fica o alerta para que todos se cuidem, é preciso evitar aglomerações ou contato com pessoas, retomar o uso da máscara de proteção facial, e higienização das mãos com álcool.
NA ROTA
A situação verificada em Jussara, quando a comparação dos números de casos com o número de habitantes é feita, certamente é uma das mais graves registradas na região oeste de Goiás ou no Vale do Araguaia.
Para complicar a situação, duas cidades importantes às margens da BR-070, com rota obrigatória passando por Jussara, Itaberai registrou números assustadores, chegou a 967 casos, e Barra do Garças a 362, na data de hoje também.
(Por Nilson Almir Pereira do Nascimento).