A COOJUMA - Cooperativa de Trabalho Jussarense de Moda Assessórios e Artesanatos é a pioneira em Jussara e região a integrar efetivamente o APL da Moda Própria/Cinturão da Moda criado pelo Governo de Goiás/Secretaria da Retoma para fomentar a produção de facção e da moda própria no Vale do Araguaia.
A presidente da COOJUMA, Eliz Regina Borete e a idealizadora do APL da Moda Própria de Jussara e região, e fundadora da AJUMA, Tatiana Ranna, juntamente com a vice-presidente Claudia Ascêncio, a secretária Salviana Carrion, o tesoureiro Dorival Alegria, e a cooperada Luzmaia oficializaram junto ao secretário da retomada, César Moura, a entrega da documentação jurídica da instituição que está habilitada para a produção de facção e de moda própria.
A comissão da COOJUMA selou junto à equipe que coordena Programa Cinturão da Moda a sua integração, é a primeira a se habilitar oficialmente para a captação de negócios para produção em média e grande escala em Goiás.
Mas a parceria firmada imediatamente junto a uma empresa de grande porte em Goiânia garante já o primeiro negócio fechado, a COOJUMA, “o negócio ficou fechado, uma parceria muito promissora, com apoio do governador Ronaldo Caiado que abriu as portas das secretarias do Governo, a da Retomada com o secretário César Moura, e a da Indústria e Comércio, com o secretário Joel Santana”, destacou Tatiana Ranna.
A COOJUMA, e o importante passo dado no fechamento do primeiro negócio, graças à determinação e expertise de seus integrantes, demonstra efetivamente a consistência do horizonte promissor vislumbrado por Tatiana Ranna ao propor a criação do APL da Moda Própria de Jussara, como propulsor do desenvolvimento na região, com geração de emprego e renda. “Tudo é luta”, disse Tatiana.
A COOJUMA foi fundada com apoio e suporte da Secretaria da Retomada, e também da Secretaria da Indústria e Comércio que ajudou na integração junto ao Cinturão da Moda, e firmou parcerias com a OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, e SEBRAE que ajudou na formatação do Plano de Negócios. Também tem o apoio do deputado Thiago Albernaz, que é o presidente da Frente Parlamentar do Terceiro Setor na Assembleia Legislativa de Goiás.
“Está sendo concretizado um sonho que começou já numa longa caminhada, mas que segue agora com a apresentação dos resultados, o primeiro negócio ficou fechado, a primeira oportunidade de negócio que é fazer confecção para empresa da capital, integrando o Programa Cinturão da Moda”.
A criação de novas cooperativas ou empresas de confecção, juntamente com as já existentes, vai consolidar o APL da Moda Própria de Jussara e Região junto ao Programa Cinturão da Moda que recebe em Jussara o suporte técnico, financeiro e operacional para a formação de mão-de-obra com cursos profissionalizantes e incentivos disponibilizados já em andamento, inclusive com formação das primeiras turmas já efetivadas pela Ajuma e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e ainda a implantação da máquina de corte automatizado Audaces entregue pelo governador Ronaldo Caiado em parceria com a Prefeitura de Jussara com capacidade para atender toda a região.