As obras de reconstrução da BR-070 executadas pelo Governo Federal por meio do DNIT no perímetro urbano de Jussara levaram preocupações às autoridades e moradores por conta da implantação de tubulações de uma galeria pluvial próxima ao grande Tamboril que fica no trevo de entrada da cidade.
O temor dos moradores é quanto aos possíveis danos causados à árvore que é cartão postal da cidade, é tombada por Lei Municipal como patrimônio ambiental e cultural de Jussara. Coincidentemente, no período de estiagem e seca, as árvores caem folhas, levando a questionamentos acerca da verdadeira causa, já que algumas raízes foram cortadas para a perfuração da galeria, galhos foram quebrados e até o tronco danificado.
Mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jussara está monitorando a situação desde o início das obras, informando que não há riscos maiores para a árvore, “a preservação do tamboril está garantida, ele está vivo”, garante o secretário Ricardo Nascimento.
O TAMBORIL
O tamboril é uma árvore decídua e frondosa, que alcança de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetro de tronco. Apresenta copa ampla, com ramificação cimosa e raízes longas e calibrosas.
O tamboril ocorre naturalmente em florestas pluviais e semidecíduas do norte ao sul do Brasil. É uma árvore que fornece boa sombra na primavera e verão e perde suas folhas no inverno, deixando a luz do sol passar.