O ex-vereador João Pinheiro, 76 anos, de Itapirapuã, faleceu nesta sexta-feira, 30/09, em Goiânia onde encontrava internado em UTI lutando contra um câncer que o acometeu recentemente.
João Pinheiro de Souza, nascido no Ceará, chegou a Itapirapuã ainda nos tempos pós-emancipação política do Município, pioneiro desbravador, conhecido também como João Cearense. Eleito para o cargo de vereador por dois mandatos, um na década de 70 e outro na década de 80, chegou a presidir a Câmara, também ocupou o cargo de secretário dos transportes e obras. Quando fora de mandatos ou de cargos públicos, atuou como motorista, aposentado, residiu ultimamente na Agrovila.
Profundo conhecedor da prática política em Itapirapuã, João Pinheiro conservou conduta ilibada, exemplo de honestidade e fidelidade, conhecido por expressar seu pensamento acerca de qualquer assunto de forma sincera e verdadeira, autêntico como todo político deve ser, contribuiu com o desenvolvimento do Município.
Como vereador, João Pinheiro, sempre atuante usava a Tribuna do Legislativo para defesa dos interesses da comunidade se destacando pelo seu estilo combativo, protagonizando debates históricos naquela Casa de Leis, muitos lembrados ainda nas rodas de conversas políticas da velha guarda na cidade. Atuou na lida política sempre fiel ao seu partido, o MDB.
O Município está de luto por três dias conforme decreto publicado pelo prefeito Erivaldo Alexandre. Amigos, companheiros políticos e a comunidade itapirapuense lamentam a perda do ilustre militante da boa política no Município.
O corpo velado no Salão de Velório do Beca, e o sepultamento no cemitério local as 18:00 horas.
Nilson Almir, João Pinheiro e Carlinhos Café, em conversa na Agrovila, (2021).
João Cearense era amigo de papai e também do tio Chico Cearense. Tinham raízes comuns no Ceará e por décadas ele e Isa frequentaram nossa casa onde eram considerados como família. Triste notícia, a do seu falecimento. Muito pesar.
Um dos fundadores de Itapirapuã, cumpriu sua missão