A prefeita Idali Bontempo implantou a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental em Jussara composta por psicólogos, médica psiquiatra, e profissional pós graduada em psiquiatria com atendimentos no CAIS, que fica no Setor Planalto, com encaminhamento de médicos e psicólogos da UBS Maria Rita, e do CER.
A Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental atua no cuidado e atendimento de pessoas que apresentam transtornos mentais mais prevalentes e de gravidade moderada.
A coordenadora da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental, psicóloga Drª. Fernanda Silva e a pós-graduada em psiquiatria, Drª. Cinthia Feliciano falaram sobre os serviços de saúde mental em Jussara em entrevista ao jornalista Nilson Almir no Programa Cartas na Mesa do Canal Notícias Araguaia, explicando que o serviço foi implantado há cerca de um ano e meio pela prefeita Idali Bontempo. “às vezes o paciente aguardava até três meses para uma consulta em Goiânia, agora tem o atendimento aqui em Jussara mesmo, pode consultar na parte da manhã e voltar para casa e suas atividades no mesmo dia na parte da tarde”.
A psicóloga, Drª. Fernanda Silva, estima que Jussara está nos níveis de aumento do agravamento dos transtornos mentais medidos pela OMS, que é de 25%, “a cada dia que passa as pessoas precisam cada vez mais do atendimento”, disse ao destacar a importância do serviço implantado em Jussara.
Drª Cinthia, que é pós-graduada em psiquiatria, explicou que o atendimento é por encaminhamento pelos médicos e psicólogos das UBS, CAIS e CER, de acordo com a necessidade de atendimento especializado, destacando que: “De forma geral, são feitos todos os atendimentos da área da psiquiatria, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, insônia, e atendimentos a crianças com autismo, com dificuldade de aprendizado, desobediência aos pais”.
Os psicólogos atendem no CER (Bairro Goiás), CAIS e UBS Maria Rita (Setor Planalto) todos os dias, de segunda a sexta, das 08 às 11 e das 13 às 17 horas.
Já a pós graduada em psiquiatria, Drª Cinthia Feliciano atende às segunda e terça-feira, e a médica psiquiátrica, Drª Raquel Guimarães atende sexta-feira, ambas das 08 às 11 e das 13 às 17 horas, mas com encaminhamento.