O SIM/Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal está sendo implantado por meio de consórcio nos municípios de Jussara, Britânia, Faina, Fazenda Nova, Cidade de Goiás, Itapirapuã, Matrinchã, Novo Brasil e Santa Fé de Goiás.
A sua implantação por meio de gestão consorciada permite a redução de custos de manutenção que passam a ser compartilhados entre os municípios consorciados.
O secretário de desenvolvimento econômico, indústria e comércio de Jussara buscou parceria e consultoria junto ao SEBRAE para implantação do consórcio que integra nove municípios na região oeste de Goiás. “A reunião foi um sucesso”, comemorou Sílvio Lopes, avaliando o primeiro encontro de representantes dos municípios realizado na Cidade de Goiás, terça-feira, 25/07.
Os palestrantes, o analista/SEBRAE, Andrey Azeredo, consultor/SEBRAE, Jackson de Freitas, e o gerente regional/SEBRAE, Flávio Vilhalba, falaram sobre a importância da criação do SIM e a sua viabilização por meio de consórcio entre os municípios. Um cronograma de ações prevê a sua formalização ainda neste ano.
VEJA O VÍDEO:
O SEBRAE E O SIM
As atividades agropecuárias e agroindustriais são elementos centrais na maior parte dos pequenos municípios. No entanto, são muitos os desafios que a gestão pública municipal enfrenta para a implantação e operação eficiente dos Serviços de Inspeção Municipal, especialmente em decorrência da escassez de recursos financeiros, materiais e de equipe qualificada para a realização do serviço.
Os gestores e suas equipes técnicas terão informações claras acerca dos marcos legais que regem o serviço oficial de inspeção no âmbito dos municípios e de seu funcionamento por meio de consórcios públicos municipais, além de receberem uma proposta de diploma legal e demais normas equivalentes, para imediata aprovação nas Câmaras Legislativas e Assembleias Gerais dos Consórcios. As equipes técnicas também serão orientadas na execução dos processos e procedimentos inerentes ao SIM executado e receberão modelos de formulários e instrumentos de gestão para o planejamento e operação do serviço de inspeção. Espera-se que, ao final da aplicação da solução, os municípios e consórcios estejam preparados tanto nos aspectos formais e normativos, quanto nos atributos técnicos necessários para gerir e operar o SIM.
Com informações do SEBRAE