A Comissão Organizadora do 27º Rally de Boias de Itapirapuã fez reunião de apresentação do layout da edição de 2023 que comemora os 30 anos do evento, no Plenário da Câmara Municipal, 04/08.
O Rally de Bóias de Itapirapuã começou em 1993 com a realização da sua primeira edição numa iniciativa de Rondon Kairo e Nilson Almir, que logo teve o apoio de outros pioneiros, nascendo assim o evento que se transformou no maior cartão postal turístico, ambiental e cultural de Itapirapuã. Tem como tema o alerta para a preservação ambiental, com competição esportiva, lazer, gastronomia e cultural com exposições, música e palestras, tudo com a temática ecológica, a preservação do rio que deu nome ao Município, o Rio Itapirapuã que faz parte da bacia do Araguaia.
Ao longo de sua história, o Rally de Bóias de Itapirapuã, marcou parcerias com instituições ambientais como IBAMA, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros de Goiás, Agência Ambiental de Goiás, DETRAN-GO, Universidade Estadual de Goiás/UEG, Faculdade de Jussara/FAJ, Governo de Goiás, entre outras.
Para as comemorações dos 30 anos do Rally de Bóias de Itapirapuã, a sua 27ª edição conta com aporte financeiro da Equatorial Energia por meio de captação do Programa Goyases/Secult/Governo de Goiás, apoio da Prefeitura de Itapirapuã/Secretaria de Turismo e Meio Ambiente/Secretaria de Educação.
No ano em que o evento comemora 30 anos de criação, o resgate da tradição depois da paralização por conta da pandemia, com foco na preservação ambiental do manancial do Rio Itapirapuã e a promoção do hábito da leitura no Concurso de Redação Ambiental com participação de alunos da rede municipal e rede estadual de ensino na cidade e no distrito de Jacilândia.
A Programação 27º Rally de Boias de Itapirapuã apresenta o seguinte layout:
DIA 12/10 (QUINTA-FEIRA)
09:00 horas: Passeio ciclístico (Saída do Estádio das Palmeiras, chegada no Beira Rio). Participação Tapira Byke e Pedal Solta o Freio de Jussara.
10:00 horas: Abertura da Exposição do Concurso de Redação e Desenhos (Portal Cultural no Beira-rio).
Palestra “A Preservação do Meio Ambiente”. (Beira-rio)
15:00 horas: Som Automotivo no Beira Rio
20:00 horas: Show Musical com Artista locais
22:00 horas: Show com Thayla Costa
DIA 13/10 (SEXTA-FEIRA)
14:00 horas: Som Automotivo no Beira Rio.
20:00 horas: Desfile Garota Rally de Boias
22:00 horas: Show com Gabriel & Rafael
DIA 14/10 (SÁBADO)
09:00 horas: Palestra Ambiental/Plantio e distribuição de mudas nativas (Beira-rio).
15:00 horas – Som Automotivo no Beira Rio
22:00 horas: Show com Dyogo & Deluca
DIA 15/10 (DOMINGO
09:00 horas - Palestra Ambiental/Plantio e distribuição de mudas nativas da região (Beira-rio).
10:00 horas – Concentração dos boieiros no Beira-rio com desfile pelas ruas da cidade.
12:00 horas – Saída dos boieiros para o local de largada
13:00 horas – Largada do Passeio de Boias na Ponte Velha
14:00 horas – Largada do 27º Rally de Boias de Itapirapuã
16:00 horas – Entrega das Premiações e Homenagens.
Na reunião da Comissão Organizadora, o secretário de meio ambiente, Michel Nascimento, o produtor geral Nilson Almir, a secretária de educação, Vânia Leite, a secretária de assistência social, Jaqueline Clemente, secretária administrativa Maria Fernanda Abreu, secretário de Planejamento, Arnaldo Martins, e, membros coordenadores: Jéssica Gomes, Milton Dias, Nilson Nelson, Nádia Duarte, Fabiana Silva, Kátia Gonçalves, Andressa Soares, Lilian, Gilvânio Thiêscoly. O proponente junto ao Programa Goyazes, Izay da Silva.
Nilson Almir fez agradecimentos a todos os componentes da Comissão Organizadora pelo envolvimento no evento, e destacou e agradeceu o empenho e parceria do prefeito Erivaldo Alexandre na realização do 27º Rally de Bóias de Itapirapuã. “Estamos felizes com o resgate e comemoração dos 30 anos do Rally de Bóias de Itapirapuã pelo prefeito Erivaldo Alexandre, e somos gratos por isso”.
O Rally de Boias de Itapirapuã é Patrimônio cultural e Ambiental de Itapirapuã, orgulho dos itapirapuenses, reúne milhares de pessoas nos quatro dias de realização do evento repleto de atividades esportivas, culturais e ecológicas no Beira Rio.