O Ministério Público em parceria com a Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneago e Emater, realizou Dia de Campo para apresentar o Projeto Ser Natureza, Projeto de Gestão de Solo e Água na Bacia do Córrego Água Limpa na sua nascente na propriedade Estância Olhos Castanhos para a preservação do manancial responsável pelo abastecimento hídrico da cidade de Jussara, 09/08.
Autoridades, lideranças e técnicos mostraram nas palestras o objetivo geral do projeto para recuperar e proteger o Córrego Água Limpa com práticas de conservação do solo para melhorar a qualidade e quantidade de sua água.
O promotor, Dr. Bernardo Morais Cavalcante, representante do Ministério Público mostrou a importância da preservação ambiental, em especial da Bacia do Córrego Água Limpa, as ações do MP com parcerias junto à Prefeitura de Jussara, Secretaria do Meio Ambiente, Saneago e Emater. “O meio ambiente não apresenta as consequências do que a gente faz com ele amanhã, ele apresenta daqui um tempo, às vezes daqui um ano, dez anos, uma ou duas gerações. Com o passar do tempo e com as respostas que o meio ambiente foi nos dando, como humanidade, a gente começou a entender a necessidade da sua preservação”, destacou, acrescentando que “o Ribeirão Água Limpa é a fonte de água que nós temos em Jussara, para que a gente beba, tome banho, para que a gente viva. Água é vida”, e finalizou: “Vamos fazer com que o Ser Natureza Jussara seja o piloto desse Projeto na nossa região, que a gente expanda isso para que toda essa região da Bacia do Rio Vermelho tenha sustentabilidade a longo prazo”.
O secretário de meio ambiente de Jussara, Ricardo Nascimento agradeceu e enalteceu as ações e parcerias do Ministério Público, por meio do promotor de justiça de Jussara, Dr. Bernardo Cavalcante, e equipe, em defesa do meio ambiente, também agradeceu ao produtor Sinval Santana por receber o projeto, e destacou a importância do Ser Natureza para preservação da nascente do Córrego Água Limpa. “Esse projeto não tem dono, qualquer um de nós é fiscal disso aqui, é um dever de todos. Todos somos guardiões desta área, ajudar a proteger e conservar o meio ambiente”, destacou.
O engenheiro florestal da Emater, Léo Lince, fez a apresentação técnica do Projeto de Gestão de Solo e Água na Bacia do Córrego Água Limpa” com relato do histórico das ações e da sua implantação, os parceiros e a sua importância para a garantia do abastecimento de água para a cidade de Jussara.
Presentes no evento, secretários municipais, vereadores, técnicos da Saneago e da Emater, defenderam e enalteceram as ações ambientais do Ministério Público por meio dos Ser Natureza, e Prefeitura de Jussara por meio da Secretaria do Meio Ambiente.