O advogado Danúbio Remy foi o palestrante em Jussara na reunião dos partidos União Brasil, PL, PRD, PSB, Podemos, Progressistas e MDB, todos já coligados com a candidatura da prefeita Idali Bontempo e do vice-prefeito Adriano Dias, orientando os pré-candidatos a vereadores quanto ao “que pode e o que não pode” na campanha eleitoral de 2024.
Mestre em Direito Público Eleitoral, Danúbio, mostrou aos pré-candidatos as ações de campanha propositivas, do ponto de vista jurídico, que devem ser executadas a partir de sexta-feira, 16 de agosto, mas também com observância do trato contábil, “para que todos entrem e saiam da campanha com a ficha limpa”.
O palestrante destacou ainda que as redes sociais devem ser exploradas na campanha eleitoral, “são gratuitas e acessíveis a todos”, mas alertou que “lá só pode a verdade, sem agressões às pessoas, autoridades ou instituições”.
“E num cenário em que a fake News e o denuncismo surgem como elementos para dinamitar a festa democrática das eleições, a comunicação e organização jurídica da campanha devem andar lado a lado para resolver crises, criar soluções e apresentar um perfil de candidatura sincera para a população”, afirma Danúbio, que é pós-graduado em Direito Público Municipal, Direito Internacional, Ciência do Direito, Direito Administrativo, Direito Público e Direito Eleitoral e autor do livro Manual Prático para as Eleições 2024.
“Conforme o especialista, a internet ainda é um campo aberto a se explorar, mas a qualidade das postagens já está sendo apreciadas pelo eleitor desde a pré-campanha, quando se assiste os tons apelativos dos pré-candidatos.”
Temas como o uso das redes sociais, material impresso como panfletos, “santinhos”, adesivos, e também uso de carro de som, realização de reuniões, comícios, caminhadas e carreatas, também foram abordados. O favorecimento com oferta de vantagens em troca do voto ainda foi debatido na reunião, uma ação proibida que deve ser banida do processo eleitoral, sob pena de cassação do registro da candidatura.
Mas o controle rígido das contas com registro de doações e dos gastos na campanha, sob os cuidados de equipe de contabilidade, foi tratado com destaque pelo palestrante que convidou o contador José Ribeiro e o advogado Tarles Alves da Silva para compor a mesa diretiva da reunião coordenada por Washington Alves.
A pré-candidata a prefeita, Idali Bontempo e o pré-candidato a vice-prefeito, Adriano Dias, o presidente do União Brasil, Fabiano Ribeiro, o secretário de desenvolvimento econômico, Sílvio Lopes, dirigentes partidários e pré-candidatos a vereadores participaram da reunião.