A campanha eleitoral começou com tudo em Itapirapuã logo no primeiro dia de campanha com eventos simultâneos pelos dois candidatos na disputa, Doutor Cássio movimentou o distrito de Jacilândia com a realização de um comício, já a ex-prefeita Zélia promoveu um adesivaço em frente ao Castelinho Show em Itapirapuã, sexta-feira, 16/08.
Em Jacilândia, uma grande multidão formada por moradores locais, do meio rural e até de Itapirapuã se reuniu para ouvir e aplaudir as propostas de Doutor Cássio, do vice Brandow e dos candidatos a vereadores. Foi uma grande festa, alegre e animada. O público que compareceu surpreendeu pela quantidade de pessoas, principalmente se for levado em conta o fato de ser o primeiro ato da campanha eleitoral, quando as coisas estão apenas começando.
Já em Itapirapuã, o adesivaço anunciado pela candidata Zélia para acontecer em frente ao Castelinho Show, recebeu carros para a colagem de adesivos da sua campanha e da vice Valdenésia. Candidatos a vereadores ajudaram na movimentação que não impactou como pretendido, já que a intenção era de provocar uma espécie de “contra-fogo”, ou seja evitar que aliados ou eleitores fossem a Jacilândia para o comício do adversário. Zélia pode ter amargado claros sinais da queda de sua liderança, já que em tempos gloriosos, esses adesivaços que fazia lotava a praça da rodoviária, que é onde está localizado o Castelinho Show. Um fiasco o seu evento de começo de campanha.
A FORÇA DA RENOVAÇÃO
O candidato a prefeito Doutor Cássio e seu vice Brendow, dois jovens, um advogado já de renome com atuação em Brasília, Goiânia, Itapirapuã e região, o outro empresário no ramo da construção, atual vereador, mas os dois representando a renovação político-administrativa no Município, e o mote pegou, caíram no gosto do povo e provocaram uma das maiores reviravoltas na história política do lugar. Há os que dizem que a candidatura dos dois estão como “água morro abaixo, ou fogo morro acima: Ninguém segura”, como o dito popular.
A QUEDA DE UMA LIDERANÇA
Desde agora, e ao longo da campanha, a ex-prefeita Zélia deverá enfrentar desgastes naturais pela sua longa passagem pela prefeitura, primeiro com secretária de finanças nos dois mandatos de seu pai, o ex-prefeito Zacarias, depois, pelos seus dois mandatos, ao todo 16 anos no poder. Uma situação muito cobrada, e é nas campanhas eleitorais o momento para isso, é aquela situação que envolve as obras de esgotamento sanitário que consumiram mais de 20 milhões de reais, mas não foram concluídas, há até uma CPI em andamento para investigar possíveis irregularidades com desvio de muito dinheiro. Outro ponto polêmico, a ação da vice Valdenésia contra a venda de uma área pela prefeitura para geração de receita para investimento em obras importantes de alcance social. “Aquela é uma área que sempre ficou abandonada às margens da BR-070, e que deve servir para gerar receita e ainda para a implantação de empresas que investirão no desenvolvimento de Itapirapuã, mas a velha política do grupo da Zélia atua na contramão da história e do progresso, nos seus 16 anos no poder nada fizeram para o seu aproveitamento, agora, quando aparece a primeira oportunidade, querem atrapalha a nossa cidade crescer com empregos e desenvolvimento”, alertou um cidadão que pediu para não ser identificado temendo represálias políticas.
Na região a renovação política pegou conforme mostra o cenário em Jussara com a reeleição folgada da prefeita Idali Bontempo que inovou a gestão pública colocando a cidade em franco desenvolvimento, em Fazenda Nova e em Novo Brasil, Marcus Vinícius e Gabriel de Castro, dois gestores com perfil renovadores, sequer tem adversários. Em Santa Fé de Goiás, um quadro semelhante a Itapirapuã com a virada espetacular do médico Doutor Victor em cima de Toim Pintor, a liderança de Disterro em Britânia e Matrinchã está aprovando a gestão moderna e de resultados da prefeita Ivânia Fernandes, que teve passagem como gestora pelo Governo de Goiás.
Os tempos mudaram, em Itapirapuã os sinais já mostram esta realidade. Bom para o povo, bom para o Município e para o Distrito.
Excelente reportagem.